Um leitor chocado!
Junho 29, 2009 at 11:26 pm | In Emigrar | 35 CommentsRecentemente, um “jornalista” americano, muito mal informado ou com um trabalho de pesquisa pobre, escreveu um artigo em que sugeria ao presidente Obama que aprendesse com as escolas Portuguesas.
(Sim, eu sei que dá vontade de rir. Nao, nao se riam ainda, o post nao acaba aqui).
Como notóriamente o autor do artigo nao tinha nocao da realidade das escolas e do ensino portugues, escrevi um comentário no seu site, explicando a realidade das escolas, e que o importante da educacao nao é “O Magalhaes”. Os meus leitores sabem como eu sou critico e aponto o dedo sem problemas ao que vejo que está mal… infelizmente, nem toda a gente consegue ter tal sentido critico e um leitor desse site ficou chocado e escreveu um comentário aqui no Fomos, naturalmente anónimo e sem apresentar quaisquer contra-argumentos ou factos que contrariassem as minhas criticas.
Cheguei a pensar em responder ao comentário mas achei que seria mais interessante colocar a questao aos meus leitores se se opoem a algum dos seguintes factos:
1) A Educacao em Portugal está pelas ruas da amargura (e ainda mais agora com o aperto do cerco ‘a “metade” dos professores que se preocupam com os alunos)
2) As escolas em Portugal nao teem higiene (questao cultural, mas nao só)
3) As escolas em Portugal nao teem aquecimento
4) As escolas em Portugal nao teem equipamento (nao falo de Magalhaes, mas de secretárias e cadeiras em bom estado)
5) Há professores que batem nos alunos – o que é muitas vezes visto como natural visto ser, digamos, “método educativo” vigente em Portugal
6) As escolas em Portugal teem problemas de acessibilidade para alunos com deficiencias.
7) Os professores nao teem treino/apoio (como acontece no sector privado – eu se necessitar de aprender algo para o meu trabalho, a minha entidade empregadora paga-me um curso)
Para terminar, estes factos nao foram tirados do ar ou exclusivamente de experiencias proprias. As minhas fontes de informacao sao variadas mas realco (e orgulho-me) de dois professores fantásticos que ocasionalmente me contam estorias de arrepiar sobre as escolas e o ensino em Portugal – os meus pais.
PS: Coincidencia este post ter sido escrito no mesmo dia em que recebi uma carta da escola do Mini-Fomos, em que mencionava de passagem a aquisicao de Quadros Interactivos para todas as salas da escola. É claro que esta aquisicao só acontece depois das escolas já terem, por sala, 2 casas de banho, 1 computador, equipamento escolar em bom estado, e (embora nao sendo equipamento!!!) uma professora que os trata magnificamente.
35 Comentários »
Feed RSS para comentários a este post. TrackBack URI
Publicar um comentário
Blog em WordPress.com. | Theme: Pool by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds.
Antes de mais, gosto quando fazes isso de meter material novo 5 minutos antes de eu vir cá espreitar
Ok, uma das coisas que eu acho que está mal é que anda por aí muito pai e mãe, que se gaba de ser o melhor do mundo, mas que coloca a escola e os professores no papel que devia ser seu. Não se pode esperar que uma escola ou um professor dê a um puto a educação, respeito e boas maneiras que ele devia ter em casa. Adiante, o jornal público publicou recentemente um artigo em que provava que os portugueses são pobres, incapazes de ser unir para trabalhar para um bem comum, com qualidade de vida inferior aos seus compadres europeus, mas…… FELIZES! Sendo assim, aqui está a prova de que nos contentamos com pouco, e que enquanto o tecto das escolas não cair, que se lixe o aquecimento, pois mal por mal, temos escola! Quanto aos professores, pah, eu compreendo perfeitamente a desmotivação e o “estou-me pouco marimbando” deles. Durante o seu dia de trabalho, são sujeitos a cargas psicológicas insuportáveis, pressionados, e tudo mais. No final, se levantam um dedo, colocam a carreira em risco, pois vai haver investigações, e então se um dos putos se lembra de ligar à TVI, pronto, temos tempestade em copo de água! É que há putos, que só mesmo à estalada!
Quanto ao magalhães, eu louvo a iniciativa, mas sou ceptico em colocar portáteis nas mãos de toda a crianca. Tudo bem que hoje em dia, operar um computador é tão importante como ler ou escrever, mas vá lá, acho que se está a exagerar! E depois, as personagens que mencionei no inicio do primeiro paragrafo e seus respectivos “putos maravilha”, pegam no que o governo dá, com boas intenções (indiferente se é ou não para um objectivo bom) e toca a vender, para fazer dinheiro, porque tamos em portugal e o que rula é roubar o governo (outra mentalidade que eu condeno em Portugal, quem é “fixe” é quem rouba ao governo, esses sim é que são uns gajos porreiros!)
Comentário por Daithí (aka ThAVid) — Junho 29, 2009 #
Recordo-me bem dos pais dos meninos oferecerem presentinhos aos professores para serem levadinhos ao colo…
A educação foi um dos maiores motivos da nossa emigração. Ainda não somos pais mas contamos com que tenha a melhor educação. Quanto a isto, ao contrario do que se pensa em Portugal, não é ser senhor Doutor, licenciado, mestrado ou doutorado mas sim seguir uma profissão que tenha paixão e futuro.
Não ha ca Srs Doutores ou Srs Engenheiros no trabalho, em facturas ou gravados a letras douradas no cartão de crédito para narcisismo da maioria! Somos respeituosamente tratados pelo primeiro nome ou pelo nome de familia.
Na Suiça, na Escola das Profissões, um carpinteiro é tão respeitado como um professor doutor em bioquimica da universidade de Lausanne.
Os miudos saem preparados de tal forma que os CFCs (cursos profissionais) conseguem as melhores oportunidades, com mesmo trabalho e funções mas com diferenças de ordenado de + de 1300 euros mensais!
O que mais me arrependo é não ter vindo mais cedo e ter feito o meu curso superior aqui.
Nas escolas todo o material escolar é gratis e as melhores faculdades têm propinas de 600 euros semestrais. é incrivel como se pode ser bem chulado em Portugal e o diploma valer praticamente zero!
Comentário por Sonhos Milka — Junho 30, 2009 #
Esqueceste-te de um ponto:
5.5) Há alunos que batem nos professores. (E depois os pais querem processar quem meteu o video no youtube por denegrir a imagem da filha / etc)
Comentário por Fernando Colaco — Junho 30, 2009 #
E olha que estas a comparar Portugal com Irlanda. Isso eh mais ou menos como comparar o sujo com o mal-lavado. Agora imagina comparar com Noruega, Suecia e Finlandia… Upppsss
Comentário por TugaBrazuca — Junho 30, 2009 #
Tenho a admitir que este seu “post” tem a sua graça, e digo isto pois não deve estar muito ao corrente do que se passa em Portugal! Hoje em dia, os professores já não batem nos alunos… isso foi à 20 anos atrás. A nova moda é: os alunos ameaçam e batem nos professores porque alguém lhes disse que têm o DIREITO.
O “dever e a educação começa em casa, menino” já dizia o meu avô. E de facto dou-lhe toda a razão. O problema da educação em Portugal está em CASA.
Para que saiba, eu estudei numa dessas escolas sem higiene, aquecimento, que refere. E apesar de não fazer parte de nenhuma família abastada, hoje tenho o meu curso superior e o meu trabalho. Tudo o que consegui foi por ter batalhado imenso. Não quero com isto justificar que o estado não deva investir nas condições das escolas, pois sou da opinião de que DEVE! Quero sim frizar que a educação depende do que os pais semeiam em casa.
Os meus pais sempre me ensinaram que a vida não é fácil. Todos os meus amigos recebiam presentes por passaram de ano e eu nada. Os meus colegas depois do horário de aulas iam jogar futebol, mas eu tinha que ir para casa todos os dias fazer uma cópia e um ditado. Aborrecido? Era… Proveitoso? Após 17 anos de estudo posso dizer que sim.
A base da educação está no RESPEITO, MOTIVAÇÃO e EMPENHO, senhor FOMOS. Estes devem ser transmitidos pelos pais.
Por outro lado, a nossa sociedade é que está baseada no FACILITISMO para evitar a descriminação, e melhor as estatísticas. Tem noção que os professores não podem chumbar X alunos sob a pena de verem afectada sua avaliação de desempenho? Em que posição ficam estas pessoas formadas e que TRABALHARAM para chegar onde chegaram? Para não falar dos problemas que tem na colocação…
O poder foi “retirado” aos professores e até aos PAIS. Já tenho presenciado varias vezes crianças (10 anos) a darem pontapés à mãe. O que a minha mãe teria feito era ter-me enfiado um chapadão que até via estrelas. Hoje em dia, isto seria considerado violência doméstica… Esta “palmada” estaria a resolver um problema antes que se torne mais um caso de deliquência juvenil.
Concordo que não vai ser o “Magalhães” que vai resolver este problema. E talvez pelo contrário, pois apesar de ser uma ferramenta útil de trabalho e pesquisa, pode também tornar-se um perigoso artefacto nas mãos de crianças desacompanhadas.
Concluindo, devolvam o poder aos professores para que ao menos esses possam salvar a sociedade que muitos pais estão a deixar degradar!!
Pontos nos ís
Comentário por Pontos_nos_is — Julho 3, 2009 #
O Fomos ainda nao veio a Dublin, parece-me que Cork é o oposto. Aqui as ruas sao muito sujas(Lisboa e limpa comparando!), as pessoas sem educação, os estudantes bastante porquinhos…Irlanda nao e o paraiso que descreve.Senao nao havia anuncios de tamanho gigante nem campanhas publicitarias televisivas contra o lixo e coimas de 150 euros para quem atira pastilhas para o chao…
Comentário por Luis — Julho 3, 2009 #
O fomos pinta uma realidade que só ele vê! A Irlanda é perfeita… Para quem não vive cá deve pensar isto é o paraíso… enfim.
Ou vive na ilusao ou aldeia onde vive é excepçao!
Comentário por André — Julho 17, 2009 #
André, se queres fazer uma crítica construtiva, por favor explica onde estou errado.
Tenho no entanto pena que depois de te ter ajudado, com informacao, na tua vinda para cá, me “agradecas” agora com este tipo de comentários.
Comentário por Fomos — Julho 17, 2009 #
E, o mais importante, o facto de Portugal ser o ÚNICO país em que as escolas funcionam por turnos!!!Metade dos jovens portugueses começam o dia escolar depois do almoço, sendo que lá pelas 4, 5 ,6 da tarde têm de estar em vigilância cognitiva para aprendizagens.Imagine-se no Inverno, alunos com aulas à noite, cansados, distraídos…
Essa é a primeira grande mudança a fazer:optimizar o tempo e o espaço escolares para que existam condições de funcionamento.
Nunca ninguém fez tão mal ao processo educativo como esta tutela e este ( des ) governo e o que vai salvando ainda é o brio e profissionalismo de professores que se recusam a alinhar no facilitismo,na ambiguidade,e para quem os alunos são razão de resistência.
E sei do que falo:São 36 anos por dentro!
Comentário por Mer — Julho 3, 2009 #
Especial atenção ao comentário desse leitor:
“Bem, se o artigo era fraco, o comentário era muito inferior. Só é pena que um português se dê ao trabalho de passar esta imagem do país quando nem ele próprio acredita no que diz.”
Como diz Fernando Pessoa:
Prefiro Rosas, meu Amor, à Pátria
http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200809030529
Comentário por Joao Fernandes — Julho 3, 2009 #
Bem depois de ler o artigo do jornalista americano, e as respostas de tantos portugueses a referir os aspectos negativos do Magalhães, não admira que não passemos da cepa torta. A imagem que os tugas têm de si mesmos como povo e a que transmitem aos outros não podia ser mais negativa.
Um chega mesmo a falar no fado??? para justificar este negativismo. Por amor de Deus, tenham paciência! Os gregos inventaram a tragédia e não transmitem essa ideia de povo desgraçadinho.
Eu sou também bastante critica do meu país, mas jamais faço o papel de complexada nem falo mal do meu país no estrangeiro ou com estrangeiros. O que está bem elogia-se o que está mal omite-se;)
Roupa suja lava-se em casa!
Um povo com complexo de inferioridade não tem forças para nada.
Comentário por sonhadora — Julho 4, 2009 #
Tenham vergonha! por mais que leio este blog, mais revejo a mentalidade do povo Portugues, naqueles que escrevem os comentarios denegrindo e diminuindo a sociedade Portuguesa, em lado nenhum, nem nenhum povo que conheco, vejo emigrantes doutros paises ,por muito mal que eles estejam ,denegrirem e enxovalharem o pais onde nasceram.
Um exemplo: em Portugal, muita gentinha quando esta’ bem na vida, para se sentir superior aos demais,critica e,inferioriza os outros. este e’ o espelho deste blog!
Lembrem se ! em Portugal existe muita gente que batalha e possui ideais para construir uma sociedade melhor ,esses duma forma ou doutra,participam na formacao duma melhor sociedade Portuguesa, mas enquanto isso, existe na sociedade Portuguesa uma grande parte, (mesmo muitos daqueles que emigram), mesmo ainda estando fora de Portugal…, rebaixam e inferiorizam a sociedade Portuguesa, que mediocridade de pessoas!!!!!!!!
Gostava de saber o que ganham estas pessoas aqui no blog, com os comentarios negativos, ao ponto de referenciarem o jornalista americano que falava bem de Portugal!
Digo ja o que Portugal ganha com o artigo do jornalista americano:
- Portugal sai mais dignificado aos olhos doutros paises.
- Portugal e as pessoas com ideias inovadoras ,sao vistas como exemplo.
- Portugal e os Portugueses que leem o artigo do jornalista americano, aprendem a ser mais positivos e acreditarem mais na sociedade Portuguesa, o que e’ positivo tra’s o positivo.
- Em resumo noticias Positivas teem retorno positivo nunca o contrario.
Agora digo ja os que os Portugueses ganham com este blog:
- Sentimento de inferioridade
- Sentimento de Impotencia
- e muitas outras coisas negativas…
Tenham juizo e olhem para voces proprios, e cresçam!!!
Comentário por Pedro — Julho 4, 2009 #
@ Pedro:
Percebo a ideia que sustenta o seu comentário, embora ache que é muito pouco interessante. Concordo com essa ideia de que os portugueses por vezes não se valorizam suficientemente. Discordo de tudo o resto.
Um povo tem que ser exigente. As sociedades muito desenvolvidas possuem robustez, exigência, rigor, auto-crítica, vontade de vencer. Nada de bom se consegue sem muito rigor e exigência. Bem, consegue-se o euromilhões.
Pegando no que diz acerca do suposto “bota-abaixo”, contra-argumento dizendo que o povo português é muito basofeiro e não apresenta o que referi atrás. Se por um lado recolhem o fado e a auto comiseração para embelezar as suas justificações de insucesso e de laxismo, por outro são simplesmente basofeiros e, na generalidade, mal educados e formados. Contudo, aparentam um ar de candura cintilante. Falo com sinceridade.
Quanto ao artigo, a utilização de tecnologia em salas de aula para crianças da idade a que o Magalhães se refere está longe de ser provada como positiva, ou melhor, estamos longe de perceber o alcance dos malefícios.
Dan Tapscott não conhece as escolas portuguesas. Fala através de lentes baças. Isto não é ser negativista. É ser realista. Ele escreve com uma tonalidade sensacionalista, não conhecendo as dinâmicas existentes no ensino. A Antropologia ensina-nos o valor do contexto, das ambiências. Ele simplesmente desvalorizou a complexidade da questão e não viu tudo o resto.
O Dan Tapscott é filho de uma pátria que eu muito aprecio, a canadiana. Talvez pudessemos aprender com a sociedade canadiana…
Portanto Pedro, talvez seja melhor analisarmos tudo e não cair na crítica fácil como fez. Mais uma vez, percebo o que quis dizer mas acho que é de uma ingenuidade tremenda.
Cumprimentos
Comentário por Ricardo — Julho 4, 2009 #
PIANISTA ZANGADA COM AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS
Maria João Pires renuncia à nacionalidade portuguesa
PUBLICO.PT – 03.07.2009
A pianista Maria João Pires vai renunciar à nacionalidade portuguesa, tornando-se aos 65 anos cidadã brasileira. A notícia é avançada pela Antena 2 da RDP, que adianta que a pianista se fartou “dos coices e pontapés que tem recebido do Governo português”.
QUANDO O MUNDO CITA O CASO PORTUGUÊS COMO UM EXEMPLO A SEGUIR, FICA PROVADO QUE O FIM DO MUNDO ESTÁ PERTO.
Comentário por Pedro Ferreira — Julho 4, 2009 #
Ricardo,
compreendi o que escreveu e concordo com tudo o que disse, nem nego muitos dos defeitos da sociedade Portuguesa, mas lamento que ao ler a sua resposta,realmente nao percebeu o que eu quis dizer,nem o que eu quis transmitir!
Cumprimentos
Comentário por Pedro — Julho 5, 2009 #
Eu concordo com a Sonhadora, já somos dois.
Comentário por candre1974 — Julho 5, 2009 #
Ponto prévio:tenho quase 60 anos.
Desde jovem fui alimentando o sonho de mudar o país, não mudar de país.Vivia-se na clausura mais deprimente onde a luz só se abria para alguns privilegiados.
To cut a long story short, o 25 de Abril foi aquela maravilhosa porta que se abriu para a Liberdade- pergunto-me se algum dos intervenientes saberá, de facto, o que significa – e para a convicção de mudança:educação, emprego, progresso…
Hoje, o que resta é uma população indisciplinada seguindo, tanto quanto possível,os videirinhos e arrivistas do novo regime neo-liberal como os Dias Loureiro ou Oliveira e Costa ,Durão Barroso ou Sócrates, Belmiro ou Amorim, que do bem-estar e progresso para o país nada querem saber.
Portugal tem belas paisagens, uma população algo generosa, uma elite intelectual e artística digna de nota, mas sobram o chico-espertismo
e a falta de civismo.Falta aos Portugueses um sentido de honra,o que verdadeiramente nos pode fazer merecer o respeito de países outros.
Alimento, hoje, os mesmos princípios e convicções.Os sonhos de um Portugal maior, justo,progressista, desenvolvido…já não!
Comentário por Mer — Julho 5, 2009 #
Está visto por estes últimos comentários porque é que na realidade Portugal nao sai da cepa torta. Pessoas como a sonhadora, candre e Pedro sao incapazes de criticar o que está mal, preferindo fazer de conta que os problemas nao existem. Como é que voces querem resolver os ditos problemas assim?
Querem elogiar as coisas boas feitas em Portugal? Concerteza, falem por exemplo da política portuguesa de apoio ‘a toxicodependencia que tem sido tao justamente badalada pelos média internacionais. Agora se vao defender o despesismo (e as “manobras”) feitas com o Magalhaes, eu pergunto-me se nenhum dos pontos deste blog vos preocupa. Higiene, comforto, educacao dos jovens… nao? É pena.
Nao se esquecam entao de continuar a votar PS/PSD nas proximas eleicoes para eles continuarem a fazer Portugal “crescer” como teem feito tao magnificamente nos últimos 25 anos! Para gastarem o dinheiro dos vossos impostos em coisas tao importantes como calculadoras gigantes e autoestradas e estádios de futebol!
Luís, há problemas de sujidade nas ruas Irlandesas sem dúvida, mas a causa é diferente: o alcoolismo. Poderei falar dessa questao num post separado.
Comentário por Fomos — Julho 5, 2009 #
“Estou a pensar ir-me embora para o Brasil.”
Miguel Sousa Tavares, “Diário de Notícias”, 5-7-2009
Comentário por Pedro Ferreira — Julho 5, 2009 #
Ola Fomos,
), acho interessante ler o teu blog, e apoio a maioria das criticas que fazes aqui, mas em nenhuma altura te referiste a Portugal num modo positivo, nao acredito que tomas-te a opcao de mostrar so’ o que Portugal tem de negativo! o mal em Portugal e’ que valores e pessoas dignas de serem valorizadas , nao sao nem nunca foram valorizados de maneira nenhuma, porque so’ existe espaco para criticar e mesquinhar, e isto e’ o que eu vejo aqui no blog.
, e retirava um pouco da sensacao deprimente, que ficamos de Portugal ,quando lemos o blog, va-la’ anima la’ este blog , give us a litle of sunshine!
ora bem, desta forma estou a ver que nao vamos a lado nenhum
eu proprio sei muito bem ver o que esta’ mal em Portugal e sou muito critico, mas nao aqui no blog, em lado nenhum discordei dos pontos negativos referenciados aqui, isto so para responder a’ afirmacao quando dizes que quem nao apoia os criticismos colocados no blog ‘e incapaz de criticar o que se passa em Portugal.
Mas nem toda a gente vai a reboque do negativismo cego (atencao que nao estou a negar os problemas), so posso dizer que uns veem o lado positivo e outros veem o lado negativo das coisas, e eu sou dos que geralmente vejo mais o lado positivo, o positivo leva-nos em frente, o mal esta’ que em Portugal a maioria dorme no que e’ negativo por isso Portugal nao sai da cepa torta (isto e’ uma critica a Portugal
Como sabes aqui na Irlanda todos somos valorizados e respeitados pelo que somos , em Portugal nao o somos, porque em Portugal valores civicos justos e pessoas nao sao nem nunca foram valorizados, ponho me a pensar para mim mesmo ,e se um dia em Portugal cada cidadao olha-se para o que e’ positivo e fizesse disso exemplo… claro decerto que isso nao vai acontecer tao cedo enquanto nao deixarmos de gastar energias naquilo que e’ negativo, o que esta’ mal ja todos no’s sabemos, nem ninguem aqui e’ ingenuo.
Mas claro, se aqui no blog elogiasses alguma coisa em Portugal ate tornava o blog mais balanceado e dava mais cor
Cumprimentos,
Pedro
Comentário por Pedro — Julho 5, 2009 #
Pedro, nao tenho problemas nenhuns em elogiar Portugal quando é necessário, e já o fiz algumas vezes (culinária, conducao, etc) mas este post comecou muito especificamente em relacao a uma critica de um outro leitor.
Esta estória do Magalhaes toca-me em muitos pontos, nao só os acima mencionados mas outros vários, incluindo técnicos, e é um fenómeno que me confunde como pode ser suportado por tanta gente. Sabes que país me vem ‘a cabeca quando penso num sítio que quer avancar tecnologicamente sem as bases (higiene nomeadamente) devidamente suportadas? A India. Nao é nisso que eu quero que Portugal se transforme.
Comentário por Fomos — Julho 5, 2009 #
Não serei apático, nem totalmente critico à Politica Materialista dos Governos Pós – 25 de Abril, somente vejo que há coisas que não vale a pena criticar só por criticar.
Na minha visão, a critica deve ser sempre construtiva de maneira a podermos mudar algo com nossa opinião.É claro que os Governantes estão-se nas tintas para ela, no entanto nós temos a liberdade de nos expressar.
“De facto, somos uma liberdade que escolhe, mas não escolhemos ser livres: estamos condenados à liberdade” Jean Paul Sartre.
Se as condições de higiene são más nas escolas, não são só os Governantes que tem culpa, mas sim também aqueles que as frequentam.No principio disto tudo vem a tal chamada Educação e esta não começa nas escolas mas sim em casa.
Mas, nisto tudo dou mais valor ao método como os estudantes devem ser educados e sinceramente acho que as novas tecnologias devem fazer parte do futuro como instrumento de sabedoria à mão, mas sempre sendo limitadas num período de tempo.
Estudei 2 anos informática no Secundário, e destes 2 anos a aprendizagem baseou-se em 25% de tempo de matéria sobre hardware, software (e só haviam 5 pcs) e história e 75% a jogar ao Tetris e outros, porquê?
Basicamente porque os professores não tinham a formação necessária para ensinar mais que fosse.E este é só um dos problemas da Educação.
Lembro-me bem e ainda existem nos nossos dias, os tais ditos professores que ganham mais dando explicações em casa do que dando as aulas na escola.Isto é para mim com grande gravidade, outro dos pontos da má Educação que há em Portugal, porque?
1-Estes ditos professores não tentam de maneira alguma ser úteis no ambiente escolar de maneira a tirarem duvidas e ajudarem os alunos.
2-Os alunos menos carenciados que não tem hipótese de pagar as ditas explicações são deixados para trás.
3-Os lucros destes professores nunca foram, são ou serão contabilizados em termos de impostos.
Acho que todos os meios para que os alunos aprendam nas aulas são válidos desde que haja um controlo sobre os mesmos.Não havia no meu tempo (anos 80 e princípios de 90) estudantes com telemóvel na mão a toda a hora.Acho muito bem que hoje em dia eles estejam na posse destes para contactarem seja com quem for, mas se fosse eu professor não autorizaria os mesmos ligados durante as aulas, isto sim está mal.
Não vou tomar parte de ser critico a Portugal por estar no estrangeiro, sendo que as criticas que faço são de maneira a realçar factos que estão no meu ponto de vista mal e podem ser alterados, pelo menos alguns deles a qualquer altura.Dificil mesmo é alterar a Educação das pessoas em Portugal e quando meus amigos Irlandeses me perguntam porque estou cá, a resposta é sempre a mesma: não estou cá pelo dinheiro, mas sim porque me encontro bem entre pessoas que nos tratam de maneira digna.Lembro-me de um amigo (emigrado na Suiça) me dizer uma vez quando estávamos de férias ambos no Algarve, já te tornas-te como os outros emigrantes, mal falador do nosso país?
Tenho que sublinhar que todos os países têm a suas coisas boas e más, e quando vou a Portugal de férias (lá estarei a partir de 12 de Agosto) também sei ser crítico do que cá (Irlanda) vejo mal.O principal mal em Portugal é o de não querer aprender com bons exemplos de outros países em matérias como: Educação, Saúde, Planeamento Urbanístico e Ambiente.
Comentário por candre1974 — Julho 5, 2009 #
Carlos, parece-me que há aí alguma contradicao. Achaste que estava a criticar demasiadamente o “avanco tecnologico” mas por outro lado concordas que há outros essenciais que teem de ser tratados antes
É verdade que o avanco tecnologico é importante, mas nao nestes moldes. Ora se eu vejo aqui ‘a minha volta que todas as escolas já teem computadores e quejandos, por que razao devo ficar contente de Portugal ter um computador para os jovens, nos moldes em que foi criado, nomeadamente:
1) Vendido como computador feito em Portugal (mentira)
2) Com um acordo com uma empresa devedora ao fisco para o assemblar, sem concurso publico
3) Pagando ‘a Microsoft mais um balurdiozinho para fornecimento de licensas de Sistema Operativo
4) Com acordos com operadoras para acesso ‘a internet.
5) Mesmo o modelo, o Intel Classmate, nao seria provavelmente a melhor escolha para um computador barato.
Como informático, é notório que este é assunto que “nao perdoo” os erros e que me custam mais a engolir. Como filho de professores, o decadente sistema de ensino portugues também. Juntem os dois, e é um cocktail molotof
Mas sugere aí um assunto positivo sobre Portugal e pode ser que se arranje um tópico para novo post!
Comentário por Fomos — Julho 5, 2009 #
Claro que sugiro: umas conquilhas abertas com azeite e salsa, regadas com umas boas Sagres ou então uma sardinhada assada na brasa com um VQPRD branquinho bem fresquinho, hehehe…, isto não consigo arranjar cá.
Comentário por candre1974 — Julho 6, 2009 #
Nao vieste ao BBQ em Galway… perdeste as sardinhas assadas na brasa e o vinho Portugues!
Comentário por fomos — Julho 6, 2009 #
Vão mas é beber um copo, façam lá as pazes. E emigrem mal possam. São os meus dois conselhos para hoje.
Comentário por Pedro Ferreira — Julho 5, 2009 #
Olá fomos,
o sistema de ensino em Portugal esta uma vergonha, no entanto o mais importante actualmente neste jardim a beira mar é a construção do TGV. Fico revoltado quando vejo o argumento que Portugal não pode ficar isolado do resto da europa, por isso é importante a construção do TGV para o nosso futuro mas podemos ficar isolados do resto da europa em termos educativos. A tempos tive a ver uma prova global de matematica do ano passado e na minha opinião a nota de passagem daquela prova deveria-ser 80% e já estou a ser bonzinho.
O importante é espalhar o Magalhães e promover o programa das novas oportunidades…
Comentário por luso-canadiano — Julho 5, 2009 #
Hehe o TGV é outra boa piada. Le isto que vais adorar:
http://aeiou.expresso.pt/esta-noite-sonhei-com-mario-lino=f523352
Comentário por fomos — Julho 6, 2009 #
Adorei…..
Vou enviar para pessoal do outro lado do atlântico
Comentário por luso-canadiano — Julho 7, 2009 #
A todos…
Tenho a congratular-vos pelo vosso poder de comentar e criticar os pontos “menos bons” da nossa sociedade!
Enfim, TODOS nós usamos muito bem o poder da palavra. Criticar e apontar o dedo parece ser o passatempo favorito de qualquer português. Basta dar uma saltada ao café da esquina, que a qualquer hora do dia podemos ouvir alguém recitar alguma poesia do “restelo” (para os menos informados isto é uma metáfora ao velho do restelo).
Ora o fenómeno que se observa imediatamente a seguir é fantástico quando confrotados com a pergunta: Então, mas o senhor já fez alguma coisa para mudar?
Pergunto-vos:
Quantos de vós está envolvido em associações de cariz não lucrativo? Quantos de vós dá parte no voluntariado? (Banco Alimentar, Apoio a mães jovens)
Por exemplo o Sr Fomos e o Sr candre1974 poderia dar umas belas aulas na minha junta de freguesia. Existem umas crianças do bairro social que têm poucos recursos e eles estariam interessados em ter 2 horas por semana para aprenderem a trabalhar com o Word e Excel. Isto teria que ser a título de voluntariado. Seria possível?
A resposta seria pronta: mas o estado é que é reponsável por este tipo de iniciativas! ERRRRRADO! Você não é português? O primeiro responsável é você!
O que realmente se passa é que ninguém gosta de oferecer o seu tempo gratuitamente. De momento estou no Reino Unido, algum de vós tem ideia da quantidade de iniciativas populares existem cá? As pessoas unem-se por objectivos comuns.
Em Portugal vivemos do “coça-para-dentro”.
Agora, se as críticas são para ser levadas até a ultima instância podemos dizer que têm um cariz construtivo. Senão… mais do mesmo, amigos? Disso está Portugal cheio…. IDEIAS! Mãos na massa ò gente!
Desta forma quero concordar com as pessoas que neste blog criticam o “negativismo” e o excesso de críticos. Venho criticar as pessoas que estão mais preocupadas com o que o vizinho lucra do que com o que pode fazer para gerar o seu próprio lucro.
Venho suportar a ideia que só um pensamento positivo e realmente progressista poderá mudar Portugal.
Não adiemos mais a “revolução” para o dia de amanhã. A revolução tem que ser primeiro em cada um de nós…
E pelos diversos posts parece que estamos no bom caminho! Pensemos positivo: fomos grandes, e voltaremos a sê-lo se acreditardes.
Comentário por Pontos_nos_is — Julho 6, 2009 #
Essas ideias sao louváveis, mas sao um pouco idealistas.
Nós (familia Fomos) fazemos voluntariado, aqui que temos tempo para tal… mas em Portugal, em que eu trabalhava 60h/semana por uns tostoes, nao tinhamos essa disponibilidade.
Tecnicamente falando, fazia voluntariado para o meu patrao!
Quanto ‘a revolucao, nao pode continuar com os políticos que “governam” Portugal ‘a 25 anos. Primeiro os portugueses teem de acordar e votar nas alternativas… qualquer outro partido de esquerda ou direita, qualquer coisa desde que nao seja nos que já provaram que estragam tudo quando lá estao!
Eu por exemplo acho inacreditável que 4 ou 5 milhoes de portugueses vao votar ou no actual desastroso PM (nao dou mais adjectivos senao ainda sou processado), ou na mulher que foi um desastre em ambas as vezes que lá esteve! O esforco para mudar comeca nas eleicoes!
Comentário por Fomos — Julho 6, 2009 #
Já mostrámos o cu à Manuela Ferreira Leite no passado. O que temos de mostrar desta vez?
Comentário por Pedro Ferreira — Julho 6, 2009 #
Quando vou para o Canadá vou adoptar uma atitude luso-narcissista:
“How dare you address me as “you”!!
You shall address me as mister doctor so and so!!!”
ou “mister engineer” ou “mister arquitect”
Depois vou ao banco pedir cheques com o “Dr.” em letras douradas…
Comentário por luso-canadiano — Julho 16, 2009 #
Resumidamente (porque uma cachopa quando vem de trabalhar de noites não tem o raciocinio a 100%).
A minha mãe é professora numa escola de “bairro”. Aliás, é a “coordenadora” do estabelecimento. Por isso também conheço um pouco a relaidade.Em média, as turmas de ensino primário em Portugal têm entre 20 e 30 alunos, por vezes com necessidades educativas especiais. Um professor primário tem de lidar com diferentes níveis de escolaridade numa turma (pode ter alunos a nível do 1º e alunos a nível do 2º; tenta não se desagregar a turma). São crianças, gostam de brincar, são irrequietos e muitas vezes procuram na figura do professor o afecto que muitas vezes lhe falta em casa. Fechem-se numa sala durante 3 horas seguidas (intervalo de meia hora) com 20 bichos carpinteiros que não páram quietos nem calados e teimam em puxar os cabelos ao vizinho do lado e brincar com os carrinhos ou Pollies que trouxeram de casa. Será que também não se passavam dos carretos? Os nossos filhos são adaptam-se a conteztos, tal como os adultos fazem. É mais que natural que na escola têm um comportamento e em casa outro. Independetemente de todas as falhas no sistema de ensino, na qualidade dos edifícios e na acessibilidade aos mesmo, a verdade é que os nossos alunos, apesar de serem péssimos a matemática (supostamete) parecem ser bons a qualquer coisa. Tanto que depois de acabarem o ensino universitário até emigram e se põe a tirar mestrados e Douturamentos no estrangeiro. Ora… não digo que não há espaço para melhorar, claro que há! Mas o cenário em termos de resultado final não é tão negro como poderia ser à custa do trabalho exaustivo de muitos professores, que se preocupam, participam em acçoes de formaçao contínua (incluindo quadros interactivo, que no concelho da Maia, distrito do Porto, existem desde o ano passado) e desenvolvem actividades lúdicas e de envolvimento com a comunidade juntamente com os alunos. E sim, a educação começa em casa. A maior parte dos miúdos faz os deveres no ATL… E onde ficam os pais no apoio às crianças? Não deveriam ser eles a base da formação? Será que também não se demitem, por vezes, da sua função enquanto educadores e delegam convenientemente as responsabilidades na escola? Será que lutam pelos direitos efectivos dos filhos ou lutarão pelo seu próprio conforto e descanso? Dá pano para mangas…
Comentário por Sardanisca — Setembro 8, 2009 #
É verdade, muitos pais desresponsabilizam-se da educacao dos proprios filhos. Todo o sistema educativo portugues tem problemas, baseado nos problemas que a sociedade tem. É fácil argumentar que um casal que trabalhe 12h/dia cada nao terá a mesma disponibilidade (e vontade) educativa que um casal com uma vida mais balanceada.
Comentário por fomos — Setembro 9, 2009 #