Barato? Como?
Fevereiro 16, 2008 at 7:59 pm | In Compras, Custos de vida, Emigrar |Um amigo enviou-me o link para um artigo que menciona uma comparacao de um cesto de compras em Portugal e Inglaterra e conclui que “[...]o custo total do cesto em Inglaterra ficou nos 43,48 euros, mais barato que os 46,90 euros atingidos em Portugal.”
Se isto nao acaba de uma vez por todas com o mito que o custo de vida em Portugal e’ baixo, entao nao sei o que fara’…
EDIT: Mais alguem notou esse facto.
30 Comentários »
RSS feed para os comentários desta entrada. TrackBack URI
Deixe um comentário
Blog em WordPress.com. | Theme: Pool by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds.
Não sei quem te enviou esse link mas deve ser cá um Zequinha..! Onde é que se viu algo como isso? Mais barato em Inglaterra do que em Portugal??? Naaaaa! Impossível! Ou não…
Comentário por Ricardo — Fevereiro 16, 2008 #
A 1ª vez que fui ao Tesco fiquei admiradissima com os preços e com a variedade de comida feita. Ainda esta semana fiz um post sobre os preços dos supermercados em Portugal e UK.
Comentário por CITRA — Fevereiro 17, 2008 #
Há coisas que realmente são mais baratas aqui no norte da Europa.
Comentário por Miguel — Fevereiro 17, 2008 #
Se isto nao acaba de uma vez por todas com o mito que o custo de vida em Portugal e’ baixo, entao nao sei o que fara’…
Estamos a falar de um excerto, muito curto, de um estudo de uma publicação “The Portugal News”. Não lhes reconheço especial competência ou autoridade neste tema, por muito bons que sejam.
Não me parece, de todo, uma prova irrefutável.
Comentário por Pedro Pais — Fevereiro 18, 2008 #
Ricardo,
O “Zequinha” e’ um tipo que esta’ ainda em Portugal nao sei bem a fazer o que!
CITRA,
Bem visto! Vou acrescentar um link para o teu post
Miguel,
Tambem se nota na Belgica? Podias fazer um post sobre o assunto no teu blog!
Pedro Pais,
Claro que se tens alguma prova do oposto, por favor apresenta-a.
Ja’ escrevi no blog varios posts com comparacoes de precos. Este e’ mais uma comparacao, e desta vez por uma entidade que nao sou eu
Comentário por fomos — Fevereiro 18, 2008 #
Este tipo de comparações e sempre muito subjectivo.
E que depende muito de produtos se esta a comparar, eles que venham para aqui para a IE comparar o preço do peixe com Portugal e vamos ver onde fica mais caro. E como este existem outros produtos mais.
Comentário por Nando — Fevereiro 18, 2008 #
Nando, nao e’ bem assim. Para comecar, o peixe na Irlanda e’ vendido sem cabeca e espinha central, por isso e’ naturalmente mais caro.
Por outro lado (e falo com a perspectiva do Oeste da Irlanda, em Dublin pode ser diferente) diz-me onde em Portugal se arranjam certos tipos de “peixe” tao baratos (Wild Salmon, Bacalhau fresco, Ostras…
ou tao gostosos (Ameijoas, Lulas… 
Comentário por fomos — Fevereiro 26, 2008 #
O custo de vida de um país deve ser avaliado com base em mais preços além dos cabazes de compras que, como já foi dito, também variam na qualidade.
Não vou defender o meu país, porque neste momento há muito pouco a defender, mas dado que o meu cunhado vive em Londres consigo tecer algumas considerações sobre o assunto:
-penso que a nível de supermercado, os valores são bastante semelhantes. Vejo alguns produtos mais baratos, outros mais caros… o que vejo é que em Inglaterra existe uma variedade de coisas que cá não existe, sobretudo a nível das quantidades embaladas. Em Portugal, uma pessoa que viva sozinha, tem de comprar quantidades inadequadas do que necessita, enquanto que pela Europa fora (depois de Espanha apenas) existem embalagens pequenas próprias para uma ou duas pessoas que evitariam um grande desperdício;
-A nível de transportes públicos, em Portugal saem bem mais baratos (mesmo considerando as diferenças de salários);
-A nível de casas, embora neste momento até o nosso mercado esteja inflaccionado, penso que são bem mais caras fora de Portugal.
-Nas despesas fixas de casa, Portugal é um péssimo exemplo (que o digam os meus radiadores privados de funcionamento devido aos elevados custos do gás).
-Roupa e calçado… aqui é sem dúvida mais barato e com maior qualidade.
-Ócio e cultura: os livros aqui são caros, em parte devido à baixa tiragem que encarece o processo de fabrico/impressãoo. A nível de museus, teatro e cinema, embora não seja uma pechicha, é mais barato que no estranjeiro. Quanto a música é estupidamente cara…
-Tecnologia: o mesmo preço ou mais barato, com a diferença de que em marcas brancas somos muito limitados. Portanto sai mais barato comprar no estranjeiro…
Em tudo na vida há prós e contras, mas penso que enquanto mantivermos os ordenados que temos em Portugal, dificilmente conseguiremos competir nos custos de vida porque mesmo não sendo os custos mais elevados da Europa…os ordenados são dos mais baixos!
Comentário por Susana — Março 18, 2008 #
Bom, o peixe que tenho encontrado aqui por Dublin deixa muito a desejar com o que encontrava em Portugal. Mas muito mesmo.
Para o encontrar, tive de correr os diversos supermercados e so no SuperQuinn e que encontrei peixe fresco a venda, mas a variedade e muito baixa e os preços bem elevados.
O unico sitio onde se acabei por encontrar peixe a valores mais razoaveis, com uma maior variedade e inteiros foi numa loja local que por sorte e mesmo perto aqui de casa. Uma peixaria mesmo, mas a qualidade do peixe podia ser melhor.
Tambem ja me disseram que nesta costa não tem aguas boas para a pesca não o tem com tanta abundancia, dai em Cork se arranjar melhor. E claro se a quantidade aumenta, baixa o preço. Penso que deve ser essa a razão.
Quanto aos preços, a nca lançou os resultados de uma comparação da compra de um cesto de compras em varios supermercados e em varios pontos do pais.
Da para ter uma idea dos preços.
Podem ver em:
http://www.consumerconnect.ie/eng/News_+_Research/Press%20Releases/NCA_publishes_grocery_price_survey.html
Ja agora este site contem muitas destas comparações, e tende a ser imparcial pois trata-se de um organismo do governo Irlandes.
Comentário por Nando — Março 25, 2008 #
Susana
Concordo contigo em alguns pontos mas penso que estas errada em outros:
Em transportes publicos, autocarros e trams sao mais baratos em Portugal, mas taxis sao ela por ela.
Casas sao mais caras pela Europa fora, mas em Portugal constroi-se em altura por isso e’ dificil comparar. Aqui uma vivenda em frente ao mar pode custar cerca de 400.000 Eur, e’ assim tao diferente de Portugal?
Calcado nao sei, mas a roupa aqui e’ bem mais barata que em Portugal.
Nando
Obrigado pelo link! Espero tambem que seja util a mais leitores
Comentário por fomos — Março 27, 2008 #
Hehe, Fomos, creio que te enganaste, a resposta era para mim (Susana e não Sandra), certo??
Relativamente aos taxis, não são bem ela por ela. Tenho amigos (portugueses) em Itália que dizem que é impensável utilizar o taxi lá por causa dos preços… Em Londres, paguei 30£ para fazer uma distância inferior a 20 km’s. Penso que isto é ligeiramente mais caro que em Portugal, embora não seja uma diferença escandalosa.
Na construção, em Espanha e algumas cidades de França, também se constrói em altura. Aqui felizmente, está a mudar e os prédios voltam a ter 3…4 andares. Comprei casa o ano passado e procurei imenso, como imaginas… Se quiseres viver em frente ao mar, a menos que escolhas a linha de Cascais (aí nem por 400.000 arranjas), não precisas gastar 400.000€. Estive para comprar uma vivenda nova e enorme por 300.000. O que também tens de ver é a distância relativamente às grandes cidades: em Dublin compras uma vivenda em frente ao mar por 400.000?
Quanto à roupa, na Irlanda não sei, mas em Londres é estupidamente cara. Aconteceu-me esquecer do pijama e dirigir-me a uma loja conhecida (que também há cá) para comprar um pijama. O mesmo artigo que cá custa 30 euros, em Londres custava 35£. Faz-lhe as contas…
Comprei lá, para o meu marido, uns sapatos fabricados em Portugal (da Clarks) por 60£ que estavam com 50% de desconto. Cá, uns de qualidade semelhante custariam 80 euros, nada parecido com as 120£ que aqueles custavam originalmente…
Acredita, nos 2 ultimos anos viajei muito dentro da Europa e Portugal é dos sitios onde as coisas são mais baratas… bem como os ordenados, infelizmente.
Como a diferença não compensa os baixos salários que ganhamos aqui, andamos a planear as coisas para em Setembro irmos para Inglaterra… quando penso nisso tenho vontade de chorar. Por vezes choro mesmo. Mas infelizmente é assim… E não há nada a fazer.
Comentário por Susana — Março 29, 2008 #
Peco desculpa pela confusao Susana, ja corrigi o meu comentario
Nao podes dar “Londres” como o teu exemplo comparativo. Londres e’ uma cidade brutalmente cara e tem mais pessoas que Portugal inteiro!
Portugal nao e’ tao barato quanto isso. Enquanto posso ver algumas vantagens em relacao a precos irlandeses, vais por exemplo a um super mercado suico e as diferencas sao bem consideraveis. Precos mais baixos e salarios bem mais altos - nao e’ de admirar que a Suica seja um destino de emigracao “popular”.
Quanto a chorares, e’ verdade que e’ triste ver-se o pais a afundar desta maneira, mas a perspectiva de emigrar nao deveria trazer tristeza. Novas oportunidades, novas conquistas, novos desafios. Ve o meu post de hoje (1 Abril)
Comentário por fomos — Abril 1, 2008 #
Precos mais baixos e salarios bem mais altos - nao e’ de admirar que a Suica seja um destino de emigracao “popular”.
Tens de ter um pouco de cuidado com o que dizes
Talvez não saibas mas a Suíça é o segundo país da Europa aonde o custo de vida é mais alto. Preços de supermercado e salários não são os únicos factores que se devem considerar quando se comparam custos de vida. E mais, a Suíça é conhecida como o país dos “working poor” caso não saibas. A maior parte da populção tem trabalho, mas ganham apenas o suficiente para viver; ou seja, posto muito simplemente; mesmo que queiram não conseguem poupar por aí além. Por exemplo, é raro veres uma família suíça que tenha casa própria. A maioria das pessoas ou arrenda um apartamento ou poupa durante anos para eventualmente dar entrada num empréstimo de uma casa. Aliás, é muito comum veres as hipotecas das casas passarem de pais para filhos.
A meu ver e pela minha experiência, o país torna-se “apetecível” não pelo custo de vida/salarios/etc., mas pela qualidade de vida
É preciso viver cá para se poder falar objectivamente sobre os custos de vida suíços
o que constitui uma boa ideia para o meu próximo post no meu café, heh
bjocas
Comentário por cmv — Abril 2, 2008 #
Eh la’ Carla, poes as coisas de uma maneira que quem ler ate’ pensa que a Suica esta’ como Portugal!
OK entao as casas sao caras (e pelo que vi sao ela por ela com a Irlanda). Os ordenados sao mais altos, e as compras de supermercado, essenciais para viver, mais baratas.
Onde e’ que esta’ entao o custo de vida elevado?
Espero ansiosamente pelo post no teu cafe’!
Comentário por fomos — Abril 3, 2008 #
Enfim … eu não estou a ser arrogante e muito menos a querer amedrontar alguém que queira emigrar para cá. Aliás eu só meti a colher por estes lados, porque a meu ver, tu fizeste um comentário que é incorrecto num aspecto. Não se pode chegar à conclusão de que a Suíça em termos estritamente económicos é mais viável/apetecível do que outro país baseando-nos apenas em ordenados e supermercado básico/issencial. Há uma data de outros factores que são relevantes, dos quais eu te dei um exemplo, o da habitação.
A Suíça não está como Portugal, mas a diferença incide principalmente nas pessoas em si, e daí (a meu ver) vem tudo o resto. Sim, é verdade que os ordenados médios são brutalmente maiores do que os de Portugal, mas acredites ou não, para cá não são tão altos quanto isso.
O ordenado médio suíço não se assemelha nem de longe ao meu. O meu ordenado é alto até para padrões suíços e pelo que me dizem, pelos vistos eu faço parte de uma % bastante pequena da população em termos de ordenados. Para factor de comparação não é ao que eu ganho que tens de olhar, mas sim ao ordenado médio de cá e é por isso que talvez te custe a acreditar no que escrevi.
Espero ter sido um pouco mais clara agora. O meu post vai demorar um pouco, como sabes, ultimamente não tenho tido muito tempo de sobra. -_- … a não ser para sarrazinar a paciência aos amigos é claro
dá um beijo ao teu pequeno e à tua esposa por nós
bjocas
Comentário por cmv — Abril 3, 2008 #
Compreendo a tua perspectiva e nao acho que estejas, de modo algum, a ser arrogante. Tens tambem concerteza mais dados do que eu para falar da Suica globalmente como pais.
No entanto, os dados comparativos que tenho sao:
1) habitacao tao cara como Irlanda
2) Salarios de informaticos muito mais altos
3) Precos de supermercado ou restaurante bem mais baixos
E’ claro que baseando nestes dados, concluo que de um ponto de vista economico se deve viver bem na Suica.
Agora realmente tens razao, nao conheco o salario medio. Se calhar com esses valores posso fazer uma avaliacao mais correcta. Mesmo assim, nao sei se estou assim tao longe da verdade
Ah e tu ganhas muito bem porque es a Supermulher das Programadoras!
Beijinhos para ti e um grande abraco para o meu velho amigo
Comentário por fomos — Abril 3, 2008 #
CMV: Vou ser sincero. No teu comentário de 2 de Abril de 2008, fiquei com a impressão que também estavas a querer dizer que aqui (Suiça) se está muito mal e lá vinha mais uma vez a conversa do “Aiaiai. Isto tá muito mal, no Portugal* é que eu estava bem…”, que já deves ter ouvido inúmeras vezes também. Já vi que não era bem esse o tom do teu post
Também sou programador, agora num cargo mais administrativo e só cá estou há 4 anos. Entre a empresa onde estive os primeiros 3 anos por cá e a empresa onde estou no momento, os ordenados de programadores oscilam entre 10X e 16X o ordenado mais alto que consegui ter a fazer o mesmo (mas muito mais horas) em Portugal.
Mas para dar uma perspectiva da diferença da qualidade de vida, sem ser apenas a história dos ordenados versus preços das coisas, aqui vai a minha contribuição:
> No segundo ano aqui, acabei de pagar a casa que estava a começar pagar em Portugal (faltavam 25 anos), a pronto, depois de receber o subsidio de Natal. Não é nenhuma mansão de luxo, apenas um pequeno apartamento.
>Este ano acabo de pagar o meu Toyota Prius de 2006.
>Novembro passado comprei um veleiro (segunda mão) de 9m que tenho atracado em Evian. Não é uma casa embora acomode 5 pessoas confortavelmente. Daqui a 2 anos está pago.
>Raramente como em casa, provavelmente tal coisa acontece 2 ou 3 vezes por semana, e não ando propriamente a contar a contar os tostões e a alimentar-me de instant noodles e McDonald’s.
>Aos fins de semana, ou pratico desportos de inverno, ou vou derreter para um SPA ou viajo para algum lado (ou faço tudo ao mesmo tempo) e nunca fico em casa para “poupar dinheiro”.
>”Suborno” regularmente os meus sobrinhos com todo o tipo de prendas (Playstations, Wiis, iPod Touchs e afins). Normalmente, sempre que detecto que eles andam a querer alguma coisa. No Outono passado o meu sobrinho mais velho fez o curso e tirou a carta de barco à vela + motor comigo.
>Vivo no centro da cidade, onde as rendas são bastante altas.
>Consigo injectar ainda bastante dinheiro na minha conta poupança, e como já referi, não sou a criatura mais poupada e não me privo de fazer o que gosto, até sou bastante bom a gastar dinheiro em coisas inúteis, não porcarias da TVSHop, mas sou um “coleccionador” inveterado de gadgets como deve dar a perceber pelo meu blog.
>Não me sinto nem de perto, tão roubado na altura dos impostos, tal como sentia em Portugal. Da mesma forma que sinto que os serviços que tenho de pagar obrigatoriamente ao menos servem visivelmente para alguma coisa. Um belo contraste com as pessoas a levarem com uma dolorosa (diga-se miserável) reforma depois de trabalharem a vida inteira e a contribuir para a Segurança Social em Portugal.
Se o país (Suiça) está mal, digam-me imediatamente onde se está melhor e onde se consegue ter melhor qualidade de vida, que amanhã faço as malas.
Concordo que a habitação aqui é cara, mas depende bastante da localização. Há diferenças gigantescas entre Genève, onde estou e localidades mais pequenas a menos de 30 Km.
* ouço em todo o lado portugueses a referir-se AO Portugal, NO Portugal, O Portugal, e já vi o mesmo escrito em cartazes, etc. A única vez que tentei corrigir alguém, quase levei porrada.
Comentário por Fernando Colaço — Abril 4, 2008 #
Eu só acho que se queremos ser objectivos e partilhar um pouco do que aprendemos sobre a vida noutro país e se as estatísticas não nos põem com o “grosso” da população, então não nos podemos restringir só a mostrar o nosso caso, mas devemos também temos de tentar mostrar o caso aonde se engloba o maior número de pessoas. É só isso. E é isso que eu ando a tentar fazer no meu bloguinho. E sim, toda a ajuda é bem vinda
Comentário por cmv — Abril 4, 2008 #
erm, desculpem os erros. Ainda estou ensonada -_-
Comentário por cmv — Abril 4, 2008 #
bem, acho que a malta da a falar um bocado de vias travessas.
nao sei quantos tipos a falar, todos de coisas diferentes.
A questao da suica e dificil. Claro que casos como o meu, da cmv, ou do nando chamam a atencao, mas ha que ver que nao somos, nenhum de nos, nem de perto nem de longe a media do pais.
Aqui vao alguns dados pra ver se falamos todos do mesmo: O salario minimo na suica e de prai uns 40 mil francos, o que da 25 mil euros ao ano (brutos). Isso da uns 2 mil euros brutos por mes, mas so uma renda de um T2 xungoso como o que tinha quando ca cheguei sao uns 800. A coisa piora MUITO quando pensas que, aqui, a pressao cultural e pras mulheres suicas fazerem vida familiar. Os precos das poucas creches que ha sao proibitivos, e amas esquece la. Ou seja, Um casal com um filho nao vive com o ordenado minimo, ou se vive passa fome. O ordenado medio e um pouco melhor, anda a volta dos 70 mil chf, ou 45mil euros. Isso sao uns 6 mil chifos por mes brutos, o que permite a uma familia de 3 pessoas subsistir, sim. Note-se que (e aqui e que esta a GRANDE vantagem da suica em relacao a pt) a nocao de subsistir aqui inclui uma vida de qualidade: saude, educacao, etc. O planeamento do pais e feito de forma a que uma familia assim consiga ter algo bastante acima do que nos na terrinha considerariamos “o basico”. Mas ninguem faz vida de rico com isso. No maximo poupa-se um bocado e da-se ao puto uma xisboquese no natal.
A qualidade de vida daqui introduz tambem uma grande diferenca que pesa na “reputacao” do pais: E muito mais facil a um profissional de qualidade aqui chegar a um nivel de carreira em que o ordenado comeca a dar pra extras ou pra poupar. Se trabalhas numa profissao decente chegas na boa aos 100 mil chifos ano, e ai a tal familia de tres ja respira a vontade. Em portugal, fora cunha, politica, berco de ouro, ou sexo oral, nao tens grande hipotese a nao ser depois de MONTES de anos de carreira e ulceras.
A grande vantagem daqui e se tens uma familia “nao tradicional”, ou seja, uma esposa que te chega a roupa ao pelo se murmuras sequer as palavras “fada do lar”. Duas pessoas a ganhar o medio levam pra casa mais de 7 mil brutos, e se forem as duas profissionais de alto nivel entao the sky is the limit. Mas isso e raro, porque a pressao cultural e mesmo forte. Acho mesmo que e mais uma coisa de imigrante que outra coisa. O que eu e a minha mulher ja tivemos que ouvir a conta de dizermos que nao queremos que ela pare de trabalhar quando tiver um filho nem vos passa. Ser chamado de gananciosos na cara nao faz bem a tensao arterial, acreditem.
Ou seja, pra concluir. Ninguem discute que a suica e um pais optimo pra se viver. Mas pra quem so conhece os casos de sucesso como o nosso, convem nao esquecer que nao estamos propriamente a falar de um pais de sopeiras com iates. Ha gente aqui com dificuldades, e nao e pouca. A vantagem principal do sitio e nas oportunidades que da, nao em ser uma especie de el dorado que nao existe que eu saiba em lado nenhum.
Comentário por Abilinho das duzias — Abril 4, 2008 #
OK Fernando, deixaste-me a babar, o que, diga-se, nao e’ facil!
Abilio, eu compreendo que o salario minimo na Suica nao de para muito, OK, mas posso-te garantir que na Irlanda, um pais onde tambem se vive bem, o salario minimo nao da para alugar um apartamento - divide-se um quarto numa casa alugada por varias pessoas.
E’ claro que nao tenho dados oficiais, mas a minha conclusao continua a ser: de um ponto de vista economico, na Irlanda o nivel de vida e’ muito bom, mas na Suica e’ melhor.
Comentário por fomos — Abril 4, 2008 #
Caramba, a babar estou eu, depois de ler aqueles comentarios de spas, psx e sobrinhos q merecem tudo
Acho que me devo dedicar à programação, eu até sinto que tenho jeito, mas gosto mais de redes e administraçao… mas para estar neste momento a fazer help-desk na irlanda, so pq ganho mais… pq nao programação???
Bem quanto ao custo de vida por aqui (Cork), eu estou cá há 2 meses, a ganhar relativamente pouco (só percebi isso depois de cá chegar
) mas sinto que aqui já consigo poupar algum, coisa que nao consegui em Portugal nos últimos 10 ANOS!!! por isso, nada arrependido.
Coisas caras que tenho notado: lacticinios, fruta, ovos, pao (mt caro), tecnologias, e pouco mais;
Coisas baratas: roupa (sem duvida), todos os produtos de higiene (shampoos, amaciador para roupa, desodorizantes, tudo… em portugal, poupamos 10 centimos a comprar um produto alimentar de marca branca e depois pagamos fortunas por um shampoo vulgarissimo), calçado (se calhar made in china, mas em portugal já se vende tanto made in china tb), roupa de cama (baratissimo), utensilios de cozinha, etc;
mesmos preços, aprox.: carne, peixe,
bem ja me alonguei.
cumps a todos
Comentário por Helder Marques — Abril 7, 2008 #
Eu tenho uma duvida sobre o custo de vida ai em Portugal, recebi uma proposta para trabalhar ai em Portugal e ainda nao sei o que dizer, na verdade achei o valor muito baixo, mas como nao tenho ideias de como sao os ordenados em Portugal decidi procurar. Com 850 euros da para um casal viver ai em Portugal, digo viver como uma pessoa normal, na ter que dividir um apartamento com ninguem e tudo mais. Sou recem casado e a hipotese de dividir um apartamento com alguem para mim nao existe. Vou contar por que achei o ordenado muito baixo, trabalho no Brasil e sou brasileiro e la ganho um ordenado de 4000 reais, isso da mais ou menos uns 1400 euros. Isso no Brasil que e um pais mais barato que Portugal ou pelo menos deveria ser ja nao e grande coisa, e pensar que me ofereceram metade disso em Portugal!!! Eu gostaria de ter uma ajuda, estou na Alemanha e os ordenados por aqui sao bem maiores, mas ate entendo isso e na verdade nao me importa muito esse fato. Trabalho como arte finalista ou operador de macintosh, Operador de Desk Top Publisher, nao sei o nome dado ai em Portugal, alguem tem uma ideia se este ordenado condiz com a media de Portugal ou se posso viver com este ordenado ai? Existe algum site aonde eu possa ter esse tipo de informacao sobre ordenado medios das profissoes?
Agradeco muito pela ajuda
Grato
Fernando Teixeira
Comentário por Fernando — Abril 10, 2008 #
Sem saber muito sobre a oferta, eu diria que nao vale minimamente a pena. Especialmente se a sua mulher nao trabalhar tambem. O ordenado em si parece-me baixo pra funcao que e, especialmente se for em Lisboa (nao disse a localizacao, o que afecta muito). De qualquer forma, morar em Portugal, especialmente como estrangeiro, pode ser tao irritante que pra mim seria preciso um salario bem acima da media pra la voltar. Ora 850 euros nao ta nem perto de ser acima da media. Qualquer apartamento decente e capaz de lhe custar no minimo uns 400 ou ate mais. E depois de tar instalado ainda vai ter de ouvir piadas de brasileiros o dia todo.
E apenas uma opiniao, por isso boa sorte se acabar por aceitar por qualquer outra razao. Mas eu diria pra fugir de quem lhe ofereceu isso como o diabo da cruz
Comentário por Abilinho das duzias — Abril 11, 2008 #
Melhor lugar para viver que a Suiça?
Digo vários.PORTUGAL-SOMOS PEQUENOS MAS TEMOS SOL,PRAIA,MULHERES LINDAS, E A BEM OU A MAL..VIVEMOS COM ALEGRIA.(SUIÇA? COM UMA CAMBADA DE TOSCOS EMIGRANTES QUE MAL SABEM FALAR??INVEJOSOS,RACISTAS,TOSCOS,HIPÓCRITAS,E ACIMA DE TUDO PRECONCEITUOSOS. qUANTO AO SR.PROGRAMADOR INFORMÁTICO..MEU CARO: QUER FAZER AS MALAS? AUSTRALIA-MELBOURNE.(VIVI LÁ 13 ANOS E NÃO SE COMPÁRA Á IDIOTICE EUROPEIA.)A PROPÓSITO..SABEM PQ A SUIÇA É TÃO RICA? - BANCOS,LAVAGEM DE DINHEIRO,NEM SEQUER TIVERAM CORAGEM PARA PARTICIPAR NA GUERRA MAS FORAM SEMPRE ALIADOS DOS NAZIS. RACISTAS ATÉ MAIS NÃO..E ACIMA DE TUDO: SERVEM-SE DE TÓTÓS EMIGRANTES TUGAS E OUTROS PARA LHES PAGAR ORDENADO MAIS BARATOS DO QUE O COMUM NATURAL SUIÇO. VIVA PORTUGAL!!!!
Comentário por Ricardo — Junho 7, 2008 #
Ricardo: Mantenha-se em Portugal. Ninguém o obriga a sair daí. Obrigado.
Gosto do pormenor de QUEM FALA MAIS ALTO TEM SEMPRE RAZAO aplicado em texto.
Não vou repeti-las todas aqui mas contei bastantes atrocidades sem fundamento no seu comentário, típicas de quem não conhece certos factos mas gosta de atirar a sua pseudo-opinião (que já ouviu num café qulquer).
Financeiramente, principalmente bancos, vejo mais corrupção em Portugal que aqui. Ao ponto de ter fechado as minhas contas daí.
E a maioria dos “totós coitadinhos” que são explorados pelos suiços fazem-no por opção própria pois em vez de se integrarem preferem usufruir quase interminávelmente do desemprego (bastante vantajoso diga-se) e apenas fazer trabalhos de 3 meses para voltar ao desemprego em vez de seguirem uma carreira. Isso inclui alguns que já nasceram cá e largam os estudos (que são gratuitos até completar um curso universitário) aos 15 anos para seguir o bom exemplo dos pais no desemprego-loop. Felizmente há excepções embora estejam longe da maioria.
Já agora, relativamente à Australia, o meu chefe é de Melbourne e mudou-se para aqui.
Peço imensas desculpas por não defender o meu país assim tanto mas não sou obrigado a ser ultra-nacionalista. Eu não sou o meu país. Apenas aconteceu ter nascido lá… e desde então ter sido prejudicado de toda e qualquer forma trabalhando para os outros ou por conta própria. Se existem países mais desenvolvidos financeiramente, e mais importante: socialmente e com sistemas que funcionam (saúde, educação, etc) não me arrependo nada de ter saltado do barco para um deles.
Continue a viver com alegria e sol e mulheres lindas. Eu gosto muito de estabilidade… e o resto também há cá.
Comentário por Fernando Colaço — Junho 7, 2008 #
E já agora pois não tinha reparado no teu comentário. Aqui na Suiça também muitas coisas são mais baratas que em Portugal. Não vou fazer uma lista mas telefonar para os meus pais para Portugal custa exactamente um terço da chamada inversa. Da última vez que eles estiveram cá, acharam “piada” ao pormenor que as coisas no supermercado custam na maioria o mesmo ou menos (excepção para a carne que cá é muito mais cara). Mas mesmo com os seus 70 e tal anos acharam dramático que com as diferenças de ordenados significa que o custo de vida está muito mais caroo em Portugal. O meu pai foi emigrante “de ocasião” em França por 3 anos no total (não consecutivamente) e está a receber de reforma 3 euros a mais que em Portugal onde trabalhou 52 anos…
Comentário por Fernando Colaço — Junho 7, 2008 #
Fernando, so’ essa ultima frase quase justifica um post no blog! Mais reforma por 3 anos em Franca que por 52 anos em Portugal!!!!! Assustador!
Comentário por fomos — Junho 18, 2008 #
Descobri por acaso este blog hoje…depois de andar aki,na net,a ver se devia comprar ca (suica) casa ou nao!e devo confessar ke li aki bastantes atrocidades sobre este pais…eu sou uma simples empregada de limpeza num hotel (que felizmente sabe falar muito bem a lingua mae,para o senhor ke se deu ao trabalho de escrever ke os emigrantes nem seker sabiam falar portugues,se calhar sabemos mais do ke muita gente ke esta em portugal e ke se fazem melhor do ke ninguem…peco desculpa isto foi so um aparte),e o meu marido segundo chefe de cozinha…devo confessar ke o nosso salario junto nao é muito alto comparado com outros cargos é claro,mas felizmente da para viver,nao vou mentir ke paguei a minha casa toda,nao ando a paga-la…e como poderam constatar procuro comprar ca casa…porke infelizmente o nosso pais ta carissimo e onde devo confessar com muita tristeza minha ke a falta de civismo em portugal é enorme,mas secalhar porke vivo numa zona isolada digamos assim,onde a cidade mais proxima fica a 20 km,secalhar para as grandes cidades aki nao é assim.kanto a vida ser mais cara do ke em portugal nao sei nao,aki a vida é cara mas portugal nao fica atras.É que ate carne devo dizer ke aki compro carne de qualidade superior e mais barata do ke em portugal,e nao sou so eu ke digo varios emigrantes aki da zona tambem ja constataram isso!bem para concluir em portugal nem tudo é mau…e felizes dakeles ke nao tem necessidade ,como no meu caso ,de sair do seu pais para sobreviver…
Comentário por MARIA — Junho 20, 2008 #
peço desculpa por vir molestar outra vez o senhor acima referiu melhor do ke viver…digo varios e nao sei se poderam constatar ke so referiu um (portugal)e ke fez kestao de frisar as lindas mulheres…tambem as ha ca,e kanto ao facto de serem racistas aki nao julgue a partida o ke nao conhece,porke nem todos sao iguais….e em portugal ke eu saiba o racismo tambem os ha…muito obrigada e mais uma vez desculpem kalker coisa!
Comentário por MARIA — Junho 20, 2008 #